Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

O delicioso alfajor

O delicioso alfajor

A gente fala em Uruguai e no primeiro que pensa é nas belas praias e na comida. Obvio que o delicioso alfajor não pode faltar nessa festa de sensações, né?

Você sabe do quê é feito o alfajor? Qual é sua origem e como chegou às mãos dos uruguaios? Aqui a gente te conta.

Historia do Alfajor

O alfajor é de origem árabe e foi adotado no Rio da Prata em tempos das missões evangelizadoras, lá pelo século XIX. A teoria principal é que ele tenha sido trazido por padres europeus e aqui ele foi se aperfeiçoando com os doces da região, como o incomparável doce de leite, e o chocolate, produto fabricado a partir do cacau brasileiro. 

Nas Províncias Unidas do Rio da Prata o pioneiro na fabricação deste manjar foi o francês Augusto Chammás que em 1869 fundou uma pequena indústria familiar dedicada à elaboração de doces dentre os quais estavam o alfajor.  Ele inovou na receita impondo o formato circular da massa.

Delicias do Uruguai

No Uruguai a indústria do alfajor está concentrada principalmente nos estados de Maldonado, Lavalleja e Montevidéu. Os mais gostosos são os fabricados em Minas (Lavalleja) e em Punta Del Este (Maldonado). O de Minas é completamente artesanal, sendo que a maior indústria está em Punta Del Este. 

Em todos os casos existem diferentes sabores e formatos, diferentes recheios e apresentações, sendo uma mais deliciosa que as outras. Alguns exemplos são os de chocolate branco, recheados com chocolate, com massa de arroz ou de recheio triplo. Hoje em dia os alfajores uruguaios chegam a muitos países, incluídos Brasil, Estados Unidos e a união europeia. 

 

alfajor

Leave a comment

You are commenting as guest.